home

Portugal e Qatar juntos no turismo e nas energias renováveis

Portugal e Qatar juntos no turismo e nas energias renováveis

O Governo português assinou hoje dois protocolos de cooperação com o Qatar na área do turismo e das energias renováveis no âmbito da visita oficial de José Sócrates ao Golfo Pérsico.

Os protocolos, assinados pelo ministro da Economia, Vieira da Silva e pelo seu homólogo Abdallah Bin Hamad al-Atiyah visam “estabelecer condições favoráveis para a cooperação de longo prazo no campo do turismo” e “estabelecer programas conjuntos no campo das energias renováveis e da eficiência energética”, segundo um comunicado.
Em relação ao turismo, Portugal e Qatar compromete-se a promover “contactos entre agentes privados e associações de comércio, de ambos os países e investimentos que beneficie ambas as partes”, sendo que o protocolo tem duração de cinco anos, renovável automaticamente pela mesma duração.
Relativamente à energia, ambos países se comprometem a apoiar à execução de projectos-piloto no domínio das energias renováveis e contribuir para encontrar soluções de financiamento para projetos no domínio das renováveis.
José Sócrates, que está num périplo de três dias ao Golfo Pérsico, afirmou que a sua visita ao Qatar, onde hoje foi recebido pelo Emir Hamad bin Khalifa Al Thani, tem como objetivo apresentar a economia portuguesa “na sua diversidade e na sua capacidade quer no que diz respeito ao setor das energias mas também no domínio das tecnologias de informação, infraestruturas, materiais de construção”.
Para José Sócrates “é absolutamente indispensável que uma economia moderna como a portuguesa tenha também uma presença nesta região do globo”, acrescentando que é uma região “emergente” e das “mais importantes do ponto de vista económico”.
José Sócrates prometeu hoje em Doha, na abertura do Fórum Empresarial entre Portugal e Qatar que está no país “para ficar”.
José Sócrates, perante centena de empresários de ambos países disse que a sua vinda Qatar, que termina hoje, servirá para “reforçar os laços políticos”, frisando que é a primeira vez que um primeiro-ministro de Portugal faz uma visita oficial aquele país.
“Sabemos da importância do Qatar na economia mundial”, disse Sócrates, acrescentando que essa é uma das razões porque traz uma comitiva portuguesa de negócios: “Viemos com intenção de continuar uma relação económica que possa servir os dois países”.
Como trunfos da economia portuguesa, José Sócrates ofereceu o conhecimento e a influência portuguesa na Europa, através da União Europeia, mas também a América Latina, nomeadamente o Brasil, os países africanos de expressão da língua portuguesa e ainda a Ásia.
José Sócrates destacou dois setores de atividade: construção civil e obras públicas e novas tecnologias de informação e comunicação, dando o exemplo de que Portugal “é o país europeu que lidera o ‘ranking’ de ‘e-governance’.
Falou ainda do setor energético e disse que Portugal “é um dos países do mundo que mais está a apostar nos carros elétricos.