O ‘European Tourism Covid-19 Safety Seal’, criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia, está disponível desde ontem, terça-feira, em Portugal.
O novo selo destina-se às empresas e atividades turísticas que cumpram as medidas de sanitárias e segurança das autoridades de saúde.
“Este é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior, colocando-nos mais uma vez na liderança quanto à implementação dos procedimentos necessários para a retoma segura e responsável da atividade turística em Portugal e na Europa”, disse a secretária de Estado, Rita Marques.
As empresas e agentes de turismo que aderiam ao selo ‘Clean & Safe’, criado pelo Turismo de Portugal em abril de 2020 e atualizado em maio de 2021, passam, automaticamente, a poder utilizar o ‘European Tourism Covid-19 Safety Seal’. Para isso, basta aceder à plataforma digital portugalcleanandsafe.com, onde poderão obter o novo selo a utilizar nas suas instalações físicas e canais de comunicação digitais.
O Turismo de Portugal já formou gratuitamente 33.885 inscritos nas formações ‘Clean & Safe’ e efetuou 1.207 auditorias, de onde resultou a extinção de cerca de 200 selos por incumprimentos dos requisitos.
O Turismo de Portugal tem vindo a reforçar as sessões de formação e as auditorias ‘Clean & Safe’, bem como a disponibilizar as minutas de planos de contingência e guias de implementação que foram elaborados em parceria com a NOVA Medical School, por forma a aumentar a exigência e confiança no setor do turismo nacional.
A secretária de Estado do Turismo garante que “aliando o processo de vacinação com o rigoroso cumprimento das regras, continuaremos a concretizar as condições para receber os melhores turistas”.