Portugal é o país europeu que mais reduziu a pobreza
Um relatório divulgado ontem pela Comissão Europeia mostra que Portugal é o país da União que mais progressos fez nos últimos anos na diminuição das taxas de pobreza. O governo atribui os bons resultados ao aumento progressivo das transferências sociais e diz que o objectivo é agora alcançar a média europeia, situada nos 16 por cento do total da população.
Em toda a Europa, 78 milhões de pessoas continuam a viver no limiar da pobreza. Questionado sobre quais as medidas a tomar pela UE, para evitar que a pobreza continue a crescer no cenário actual de crise, Vladimir Spidla, comissário europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, diz que a primeira coisa a fazer é coordenar a resposta europeia à crise financeira para mitigar o seu efeito, e isto é algo que já está a ser feito.
Vladimir Spidla acrescenta que a política social pode ser parte da resposta à crise que atravessamos neste momento. Cada país tem de encontrar as metas certas e usar os meios necessários. Por exemplo, Portugal tem de se concentrar no combate ao abandono escolar, se quiser diminuir a pobreza.