Portugal distinguido pela Comissão Europeia no apoio à internacionalização
Desenvolvido pela ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, em parceria com a Universidade de Aveiro, o projeto ‘Portugal Bike Value’ visa apresentar e promover o potencial da indústria portuguesa das bicicletas, afirmando-a como um ‘player’ na cadeia de fornecimento do setor para a Europa e afirmar Portugal como destino de investimento estrangeiro na área da Mobilidade Suave.
Esta final europeia contou também com a participação do ‘HOSPES by AHP – Digital Plataform’, um projeto da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal em parceira com o Turismo de Portugal e selecionado pelo júri europeu para a ‘shortlist’ final. Trata-se de um programa corporativo de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, assente numa economia circular partilhada.
Portugal tem registado um desempenho assinalável, com vários prémios europeus atribuídos e reconhecimento público da Comissão Europeia, como aconteceu na presente edição, em que foi felicitado pelo número recorde de candidaturas recebidas na fase nacional.
Ao longo dos 14 anos da iniciativa, Portugal tem tido um lugar de relevo, com o IAPMEI, enquanto coordenador nacional, a receber mais de 700 candidaturas e a distinguir mais de 120 projetos.
Lançados em 2005 pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA), um instrumento do ‘Small Business Act’, têm como objetivo distinguir boas práticas da iniciativa empresarial, partilhar boas práticas e encorajar e inspirar potenciais empreendedores na Europa.
Ao IAPMEI, enquanto coordenador nacional desde a 1ª edição, compete-lhe promover e dinamizar a iniciativa no país e apresentar à competição europeia os projetos selecionados na fase nacional (máximo de dois projetos em categorias diferentes).