“O processo de vacinação tem sido extraordinário, graças aos profissionais de saúde, à Direção-Geral da Saude, à ‘task-force’ e, principalmente, aos portugueses”, referiu António Costa.
Assinalando, na sua mensagem, que “faz hoje um ano que foi administrada a primeira vacina” contra a Covid-19 em Portugal, o líder de Governo recordou “o olhar de esperança do prof. António Sarmento, médico do Hospital de São João, o primeiro vacinado no nosso país, e as suas palavras de confiança e serenidade nesse momento histórico”.
Segundo os últimos dados referentes a este mês de dezembro, 87% da população tem já as duas doses de vacina e 83,5% da população com mais de 65 anos já recebeu a dose de reforço, superando em quase um milhão de doses a meta inicialmente prevista. A vacinação de crianças, entre os 5 e os 11 anos de idade, foi também já iniciada, abrangendo, numa primeira fase, 96 mil crianças vacinadas.
“As vacinas salvam vidas e protegem-nos dos efeitos mais severos da doença. Continuemos esse caminho e vacinemo-nos pela saúde de todos”, salientou António Costa.