home

“Portugal Amordaçado” relançado no aniversário de Mário Soares

“Portugal Amordaçado” relançado no aniversário de Mário Soares

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) lança esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, o primeiro volume da coleção ‘Obras de Mário Soares’, por ocasião do 99º aniversário do nascimento do histórico fundador do PS, integrando a reedição do livro ‘Portugal Amordaçado’, uma das mais importantes obras da literatura política portuguesa contemporânea.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

A sessão de lançamento, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 18h30, contará com uma apresentação por Jaime Gama e intervenções do Presidente da República, do primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, de um dos filhos do antigo chefe de Estado e do coordenador da coleção, José Manuel dos Santos, além da presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

O volume zero da coleção ‘Obras de Mário Soares’ foi lançado em dezembro do ano passado, tendo sido dedicado ao ensaio que o fundador e primeiro líder do PS escreveu sobre ‘As Ideias Políticas e Sociais’ de Teófilo Braga.

Este primeiro volume da coleção terá dois tomos, o primeiro com a publicação da versão francesa do ‘Portugal Amordaçado’, de abril de 1972, e da edição portuguesa e integral, de outubro de 1974, numa edição dupla, como refere José Manuel dos Santos, “paracrítica, profusamente anotada e com exaustiva e profunda contextualização histórica, política e biográfica”.

“Para isso, é acompanhada por um notável ensaio, escrito para ela por Fernando Rosas, em que o conceituado historiador lê a obra a partir do seu contexto originário, analisando o alcance político e o relevo histórico que ela teve, quer na biografia do autor, quer na ação da oposição democrática, quer no advento da democracia”, salienta.

Ainda neste primeiro tomo é incluída uma história do livro, elaborada, com novos dados documentais, pelos investigadores do projeto editorial, os historiadores Pedro Marques Gomes e Teresa Clímaco Leitão.

No tomo II, reúnem-se os prefácios às edições portuguesas e estrangeiras do ‘Portugal Amordaçado’, sendo divulgada correspondência inédita que a publicação do livro suscitou, acompanhada de um dicionário de figuras, instituições e acontecimentos mencionados no livro.

“O Portugal Amordaçado é uma grande obra da literatura política contemporânea. Neste seu livro dos livros, Mário Soares mostra uma agilidade literária, uma exigência moral, uma lucidez ideológica, uma vontade incessante e uma vitalidade política que o futuro viria a confirmar e engrandecer”, refere o coordenador da coleção.

ARTIGOS RELACIONADOS