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Porto de Lisboa tem de voltar a ser um importante “hub” de negócio

Porto de Lisboa tem de voltar a ser um importante “hub” de negócio

O Porto de Lisboa tem de “reforçar a aposta no transporte de carga”, para inverter a tendência de decréscimo que hoje se verifica, afirmando-se como “um importante ‘hub’ de negócio”, defendeu a ministra do Mar na sessão de encerramento do debate que ontem teve lugar sobre o futuro do Porto de Lisboa.

Alertando que na última década a carga transportada em contentores aumentou cerca de 180% nos portos portugueses, realidade que, segundo Ana Paula Vitorino, “não se verificou em Lisboa”, o que obriga, na opinião da governante, a um “acréscimo de responsabilidade para o Porto de Lisboa”.

Depois de garantir que o Governo quer que o Porto de Lisboa “volte a ter o brilho e a importância que já teve”, também no setor da carga, a ministra do Mar elencou alguns outros “desafios”, que na sua opinião, se colocam, num futuro próximo, a este importante equipamento portuário.

Desde logo, como referiu, a necessidade de aumentar a capacidade e a eficiência do terminal de Alcântara, mas também, como mencionou, encontrar as melhores soluções para que exista um reforço da segurança e uma assinalável melhoria nas relações entre a administração do Porto de Lisboa e as autarquias.

Em relação a este último argumento, Ana Paula Vitorino defendeu que os protocolos que são assinados entre estas entidades “têm de ser respeitados e cumpridos”, criticando que se deixem protelar as decisões.

A ministra do Mar referia-se, nomeadamente, à questão do turismo de cruzeiros e da náutica de recreio, “dois bons exemplos”, salientou, em que o Porto de Lisboa e as autarquias “têm de partilhar responsabilidades”.

Terminal do Barreiro

A titular da pasta do Mar referiu-se ainda à eventual construção do novo terminal de contentores do Barreiro, garantindo que caso haja uma decisão no sentido de avançar com esta infraestrutura, ela será sempre objeto de uma “imediata consulta ao mercado e lançado um concurso internacional”.

A este propósito, a ministra do Mar lembrou que a baía do Tejo, no concelho do Barreiro, “está ser estudada” como hipótese para receber o novo terminal multiusos e de contentores de Lisboa, um equipamento que, a ir em frente, como garantiu, terá uma área logística de cerca de 400 hectares e representará um investimento calculado em 700 milhões de euros.

Participaram nesta sessão sobre o Porto de Lisboa: O Futuro faz-se Hoje”, para além da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o vereador do Urbanismo na Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado e o primeiro secretário da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, Demétrio Alves.