home

Portagens vão ter descontos para utilizadores frequentes

Portagens vão ter descontos para utilizadores frequentes

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou hoje, em Macedo de Cavaleiros, descontos para “utilizadores frequentes” nas portagens de sete autoestradas, já a partir do terceiro trimestre deste ano.
Portagens vão ter descontos para utilizadores frequentes

“Vai ser posto em prática no terceiro trimestre deste ano. Estamos a falar de um desconto de quantidade para os veículos classe 1 e classe 2”, afirmou Ana Abrunhosa, durante uma visita no âmbito da iniciativa ‘Governo mais próximo’, no distrito de Bragança.

A governante disse que o modelo a aplicar “já está consensualizado” entre os ministérios das Infraestruturas e da Habitação, das Finanças e da Coesão Territorial, explicando que se trata de “um desconto de quantidades”. A “partir do oitavo dia até ao 15º dia haverá um desconto de 20% e a partir do 16º dia até ao final do mês será um desconto de 40%”, exemplificou.

“Isto é para utilizadores frequentes, isto significa um acesso universal, automático, basta ter o dispositivo eletrónico, não exige qualquer burocracia para se ter acesso”, referiu.

A medida abrange as autoestradas A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT, onde já eram aplicados descontos, que foram agora, segundo a ministra, “harmonizados e aumentados”, beneficiando sobretudo os residentes ou aqueles que se deslocam mais frequentemente às regiões, em atividade económica ou turística. Relativamente ao transporte de mercadorias, os descontos vão ser aumentados dos 30% para os 35% de dia e de 50% para 55% à noite.

A ministra anunciou ainda um desconto para os transportes de passageiros, que até agora não existiam e que passam a ser iguais às percentagens dos transportes de mercadorias. O objetivo, frisou, é “estimular o uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual”.

“É um exercício que queremos continuar a acentuar nos próximos orçamentos, de redução das portagens, porque estamos a falar de vias que no passado não tinham portagens e que agora têm. Queremos também trabalhar no futuro a questão do fim de semana, mas consideramos que é já um primeiro passo muito positivo”, sublinhou.