home

“Políticas públicas de concertação estratégica com empresas podem trazer bons resultados. …

“Políticas públicas de concertação estratégica com empresas podem trazer bons resultados. …

José Sócrates lamentou hoje que a oposição tenha reagido com “azedume” e com atitude negativa aos recentes indicadores sobre o aumento das exportações portuguesas, dizendo que o país está a acompanhar as mudanças no mercado global.

 

Ver vídeo…

José Sócrates falava na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, em resposta a questões que lhe tinham sido formuladas pelo líder parlamentar do PS, Francisco Assis.
“Podemos dizer que Portugal em 2010 vendeu mais, mas vendeu melhor e para mais sítios, diversificando os seus mercados de exportação. Portugal está a acompanhar a mudança no mercado global, mas o que é absolutamente lamentável é que, no dia em que são conhecidos os bons números das exportações em 2010, haja alguém na política portuguesa que mostra azedume e uma atitude negativa”, afirmou o primeiro-ministro.
Na sua intervenção, José Sócrates sustentou a ideia de que o setor exportador português “está de volta” e referiu-se a decisões hoje aprovadas em Conselho de Ministros.
“O Governo dará benefícios fiscais para os trabalhadores deslocados no estrangeiro, algo fundamental para a internacionalização das empresas. Mas também estamos a agir do lado dos custos de contextos”, apontou o líder do executivo.
Neste ponto, Sócrates afirmou que o executivo avançará com a emissão eletrónica do certificado comprovativo de exportação, com a simplificação do procedimento de emissão do exemplar da declaração de exportação para efeitos de isenção de IVA e com a simplificação do procedimento de emissão de declaração de exportação.
“Políticas públicas de concertação estratégica com empresas podem trazem bons resultados. O resultado português foi dos melhores da Europa”, defendeu.