home

Políticas de incentivo à deslocalização de serviços para o interior devem continuar

Políticas de incentivo à deslocalização de serviços para o interior devem continuar

O deputado do PS Sobrinho Teixeira defendeu hoje que o Governo deve continuar o processo de deslocalização de entidades e serviços públicos para as regiões do interior, salvaguardando sempre os direitos dos trabalhadores envolvidos.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Sobrinho Teixeira

O maior problema do interior “é a redução demográfica, que justificará em si os outros problemas, nomeadamente o injustificável fecho de serviços ou a perda de competitividade dos territórios”, considerou o socialista durante a apresentação do projeto de resolução do PS.

De acordo com Sobrinho Teixeira, “o país evoluiu e as condições, a qualidade de vida e a relação qualidade/custo de vida alteraram-se substancialmente nas regiões do interior de modo que hoje, muito mais do que a atratividade dos territórios, a questão que se coloca para o desenvolvimento do interior é haver estímulos à economia que gerem criação de emprego e que permitam fixar nesses territórios todos os que desejem lá viver”.

“O essencial é, assim, criar economia para criar emprego através do sucesso das medidas já implementadas pelo Ministério da Coesão Territorial de concursos de estímulo à economia especificamente dirigidos para o interior”, disse.

Sobrinho Teixeira realçou em seguida “o trabalho desenvolvido pelo ensino superior ao longo dos últimos oito anos sob a vigência do Partido Socialista”, porque “para criar economia competitiva é também essencial criar conhecimento”: “Tínhamos apenas 36 concelhos com ensino superior em 2015, e tínhamos, em 2022, 134 localidades com ensino superior”.

“É determinante continuar o aprofundamento destas políticas para a disponibilização de massa crítica essencial para a criação de economia competitiva. O nosso desafio é assim a criação de emprego para gerar economia e dar estímulos à economia para gerar emprego”, salientou o socialista, que recomendou ao Governo que prossiga e aprofunde “a sua política de fazer com que os novos serviços públicos que venham a ser criados o sejam nas regiões do interior”.

“O Governo deve também prosseguir as políticas de incentivo à deslocalização de serviços para o interior, salvaguardando a posição e os direitos dos trabalhadores envolvidos”, acrescentou.

Sobrinho Teixeira concluiu a sua intervenção garantindo que o “interior – podendo ser uma região ainda com dificuldades – é sobretudo uma região de oportunidades”.

ARTIGOS RELACIONADOS