home

Poiares Maduro foi de uma “notável incompetência” na gestão de fundos europeus

Poiares Maduro foi de uma “notável incompetência” na gestão de fundos europeus

António Costa acusou hoje o ex-ministro social-democrata Poiares Maduro de “notável incompetência” na gestão do processo de transição entre o anterior e o atual programa de fundos comunitários, responsabilizando-o pela quebra de investimento público registada em 2016.

António Costa, recordando o caso do investimento público – opção estratégica que, a par do consumo interno, foi “demonizada” pelo PSD e CDS no início da presente legislatura – sofreu uma quebra no ano passado que se explica “pela forma desastrosa como foi gerida a transição do QREN [Quadro de Referência Estratégico Naciona]), até 2016, para o Portugal 2020”.

“Durante anos criticámos a forma como o então ministro Poiares Maduro geria de uma forma absolutamente desastrosa e com notável incompetência a transição do QREN para o Portugal 2020, mas, infelizmente, ninguém ligou nenhuma. O desleixo foi tanto que em plena fase de conclusão do QREN o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional foi substituído por um novo que resolveu seguir um caminho de descontinuidade em relação ao trabalho anterior”, especificou.

Para o primeiro-ministro, em 2016, o país “pagou duramente” o que aconteceu na anterior legislatura, verificando-se posteriormente uma ausência de capacidade de investimento.

“Hoje, felizmente, temos o Portugal 2020 em velocidade de cruzeiro no que respeita ao Estado, às empresas e, sobretudo, ao nível das autarquias locais. Tal explica que se tenha registado um aumento de 25 por cento do investimento público no primeiro trimestre deste ano”, acrescentou António Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *