home

Plataforma digital para cidadãos debaterem Futuro da Europa lançada hoje

Plataforma digital para cidadãos debaterem Futuro da Europa lançada hoje

A plataforma digital para os cidadãos debaterem o futuro da Europa foi lançada esta segunda-feira, em Bruxelas, com o lema ‘O futuro está nas suas mãos’, esperando a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia que este instrumento promova a participação num debate “politicamente orientado”, visando influenciar as políticas sobre as matérias que estão no centro das preocupações dos cidadãos europeus.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

A iniciativa foi saudada pelo primeiro-ministro português, António Costa, em nome da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, sublinhando que “chegou o momento de os nossos cidadãos partilharem ativamente as suas apreensões e as suas ideias”, contribuindo para moldar uma União Europeia que responda às suas expectativas.

“Esperamos continuar a forjar, juntos, a Europa do futuro, uma Europa mais justa, mais verde e mais digital, que responda às expectativas dos nossos cidadãos”, acrescentou António Costa.

A partir de hoje, cidadãos, escolas ou instituições podem começar a colocar na plataforma, que é interativa e multilingue, as suas opiniões sobre qualquer tópico que considerem importante para o futuro da União Europeia, apresentar as suas ideias, comentar as ideias de outros, criar e participar em eventos, respeitando a Carta da Conferência sobre o Futuro da Europa, que estabelece normas para um debate pan-europeu.

“Esperamos ter contribuições politicamente orientadas, é uma forma de ouvir a opinião e as recomendações dos cidadãos em questões específicas” como o ambiente, justiça ou emprego, exemplificou, em conferência de imprensa, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

“Os contributos de todos os cidadãos serão agregados na plataforma digital”, sendo que esta ferramenta “irá trazer os europeus para um espaço comum, os cidadãos estarão no centro da plataforma e da conferência” sobre o Futuro da Europa, salientou a governante.

Ana Paula Zacarias disse ainda que “todas as opiniões serão agregadas, com toda a transparência” e acrescentou que a presidência portuguesa da UE vai “apelar aos Estados-membros para promoverem a plataforma e prepararem os respetivos eventos nacionais”.

“Se esta conferência nos ajudar a avançar na democracia, primado da lei, nos direitos humanos e na paz e prosperidade, é importante darmos este passo”, acrescentou.

O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa é composto por três copresidentes, a comissária europeia da Democracia, Dubravka Suica, em representação da Comissão, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em representação do Conselho da UE, presidido por Portugal, e o eurodeputado Guy Verhofstadt, pelo Parlamento Europeu.

A plataforma digital multilingue está acessível através do endereço futureu.europa.eu e foi desenvolvida tendo em conta a ameaça da desinformação, do discurso de ódio e de outras interferências, como os ‘trols’ (provocadores) ou ‘bots’ (aplicações para simular ações humanas).

A plataforma é um dos elementos chave da Conferência sobre o Futuro da Europa, que será lançada oficialmente em 9 de maio, Dia da Europa, em Estrasburgo, decorrendo até à primavera de 2022, sendo presidida pelo primeiro-ministro português, António Costa, durante a presidência rotativa do Conselho da UE, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

ARTIGOS RELACIONADOS