home

Plano Europeu para a Juventude divulgado em todo o país

Plano Europeu para a Juventude divulgado em todo o país

Decorreu na passada sexta-feira, 19 de maio, por toda a europa, mais um “Action Day” de promoção do “Plano Europeu para a Juventude”, uma iniciativa dos socialistas europeus que alerta para os grandes problemas com os quais a juventude está hoje confrontada e que procura dar-lhes resposta, através de propostas concretas que assentam em quatro grandes pilares – emprego, educação, cultura e proteção infantil.
Plano Europeu para a Juventude divulgado em todo o país

Sob o lema “Agir pela Juventude” (Act for Youth), foram realizadas mais de 300 iniciativas abrangendo todos os países da União Europeia, com Portugal a destacar-se como um dos países onde o “Action Day” foi mais participado.

Revelando uma notável dinâmica e capacidade de mobilização, a Juventude Socialista realizou mais de 100 atividades espalhadas por todo o país, percorrendo 17 distritos e 44 cidades portuguesas, estando presente em mais de uma centena de escolas básicas e secundárias, universidades e outros espaços públicos.

O Secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, que participou na ação que decorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, sublinhou a importância de divulgação deste Plano Europeu para a Juventude, “não só alertando para os desafios com que a juventude está hoje confrontada, como propondo medidas concretas nas áreas do emprego, educação, cultura e crianças”.

Uma das embaixadoras deste “Action Day” em Portugal, a secretária nacional dos jovens socialistas para as Relações Internacionais, Catarina Lourenço, acentuou, no mesmo sentido, que com esta campanha “foi dado mais um passo para que sejam adotadas medidas concretas ao nível da União Europeia, que promovam uma Europa mais igual e mais solidária”.

Com um horizonte temporal fixado em 2019, o Plano Europeu para a Juventude apresenta quatro propostas essenciais, destacando-se, na área do emprego, o objetivo direcionar 20 mil milhões de euros para a Garantia Jovem, por forma a criar oportunidades de emprego e formação para os jovens que não se encontram a frequentar a escola, algum tipo de formação ou estejam desempregados (NEETs).

Na área da educação, destaca-se a introdução do “Erasmus+ para tod@s”, estendendo o programa de intercâmbio ao ensino secundário e ao ensino vocacional e profissional.

A criação de um “Cheque Cultura Europeu”, que atribua aos jovens um voucher, financiado pela União Europeia, destinado ao usufruto de atividades e equipamentos culturais, é a proposta mais emblemática na área da cultura.

No que diz respeito à proteção infantil, o Plano Europeu para a Juventude defende o reforço do combate à pobreza entre as crianças, procurando garantir que estas têm os mesmos direitos e acesso a cuidados gratuitos de saúde, educação e assistência à infância, habitação de qualidade e cuidados de nutrição em todos os países europeus.

As atividades de campanha podem ser consultadas através das redes sociais, utilizando as hashtags #juventudesocialista, #doladocertodahistoria, #PES e #Act4Youth.