home

Plano de Vacinação contra Covid-19 está a ser cumprido com rigor

Plano de Vacinação contra Covid-19 está a ser cumprido com rigor

“Os portugueses podem ter confiança no trabalho que está a ser feito” pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19, “porque está a ser feito com rigor”, assegurou hoje, no Parlamento, a deputada do PS Sónia Fertuzinhos, que garantiu que os alegados abusos na vacinação “estão a ser investigados”.

De acordo com a coordenadora do Grupo Parlamentar do PS na Comissão Parlamentar de Saúde, o Plano de Vacinação contra a Covid-19 “está a decorrer ao ritmo previsto, tendo em conta o ritmo a que as vacinas vão chegando da União Europeia”.

“Os portugueses podem ter confiança na forma como o plano está a ser executado”, garantiu a parlamentar do PS em declarações aos jornalistas, depois da demissão do coordenador do grupo de trabalho responsável pelo processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Francisco Ramos.

A deputada socialista lembrou que “hoje foi possível iniciar a segunda fase do Plano, que é orientado para pessoas com mais de 50 e com comorbidades, e também as pessoas de mais de 80 anos que foram introduzidas na última atualização do Plano”.

Já sobre as irregularidades na inoculação de pessoas não prioritárias, Sónia Fertuzinhos asseverou que “os alegados abusos que têm vindo a público estão a ser investigados” e, “os que se provarem, devem ser devidamente penalizados e sofrer as consequências adequadas”.

O Partido Socialista confia na “capacidade do Serviço Nacional de Saúde de implementar com sucesso, até ao fim, este Plano de Vacinação”, frisou a parlamentar, que recordou que “o nosso Serviço Nacional de Saúde é reconhecido a nível internacional como um caso de sucesso historicamente nos planos de vacinação”.

Sónia Fertuzinhos disse ainda que Francisco Ramos é “uma das pessoas no nosso país mais capaz para a tarefa que tinha em mãos de coordenação da ‘task force’ do Plano de Vacinação”, deixando-lhe “uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que estava a desenvolver”.