Perspetiva positiva reflete sucesso de Portugal
“Esta notícia vem no conjunto de outras avaliações que diferentes instituições têm feito sobre o desenvolvimento da economia, das finanças públicas, do sistema financeiro em Portugal. São o resultado de um conjunto de políticas que nos propusemos implementar ao longo da legislatura”, considerou o também presidente do Eurogrupo, salientando que a avaliação da Standard & Poor’s vem confirmar este “enorme esforço com sucesso”.
Mário Centeno comentava o anúncio da agência de notação Standard & Poor’s, que subiu de “estável” para “positiva” a perspetiva do ‘rating’ da dívida pública portuguesa, refletindo a possibilidade de uma melhoria na nota atribuída ao país no futuro próximo.
De acordo com o titular da pasta das Finanças, as políticas aplicadas durante a legislatura “permitiram um esforço de consolidação muito responsável”, o que tem tradução no reconhecimento dos bons resultados, permitindo ainda uma aposta sustentada na melhoria dos serviços públicos.
“Com o aumento da despesa da saúde, que no conjunto da legislatura ficará próximo de 1.200 milhões de euros acima do final da legislatura anterior, [registou-se um reforço] nos recursos humanos para mais oito mil trabalhadores. Também na educação, o número de profissionais aumentou, com mais 10.000, dos quais 6.800 professores”, indicou.
O governante assinalou ainda a importância na redução da despesa do Estado com juros, em 1.400 milhões de euros, que podem ser alocados “às necessidades mais importantes da administração pública e do serviço público”.
“Isto permite que o país atinja esta fase de recuperação económica com as contas públicas equilibradas e com visibilidade no financiamento e na economia muito significativa, que orgulha todos os portugueses”, concretizou.