home

Pedro Silva Pereira na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários

Pedro Silva Pereira na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira passou a integrar, como membro efetivo, a Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu, ocupando o lugar deixado vago pela ex-eurodeputada Elisa Ferreira, que assumiu recentemente o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.
Europa deve avançar para coesão social sob risco de se fragmentar

A comissão ECON ocupa-se de temas particularmente importantes para o futuro da União Europeia, tais como a governação económica e a aplicação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento e do chamado “semestre europeu”, o acompanhamento e escrutínio da política monetária seguida pelo BCE, a construção da União Bancária e a regulação dos mercados financeiros, a política de concorrência ou ainda certas matérias fiscais.

São múltiplos os desafios que se colocam neste âmbito, designadamente a necessidade de completar a União Bancária, dotando-a de um seguro de depósitos europeu, a criação de uma União dos Mercados de Capitais, a aprovação de um orçamento para a zona Euro com capacidade para fazer face a choques exógenos e compensar as assimetrias existentes entre Estados-membros, bem como a adoção de medidas no sentido de uma maior harmonização fiscal no seio da União Europeia. Estes desafios são ainda potenciados pelo resultado do referendo no Reino Unido, atendendo às graves implicações económicas e financeiras que daí advêm.

A par da ECON, Pedro Silva Pereira continua a ocupar a vice-presidência da Comissão de Assuntos Constitucionais e a integrar, como suplente, a Comissão de Comércio Internacional, onde é relator permanente para as negociações comerciais entre a União Europeia e o Japão.

Manuel dos Santos substitui Elisa Ferreira na delegação socialista

Ainda em virtude da saída de Elisa Ferreira para o Conselho de Administração do Banco de Portugal, Manuel dos Santos passa a integrar, em sua substituição, a delegação dos deputados socialistas ao Parlamento Europeu.

Economista de profissão, Manuel dos Santos foi deputado à Assembleia da República em seis legislaturas diferentes e já havia sido deputado ao Parlamento Europeu por duas ocasiões, de 2001 a 2004 e de 2004 a 2009. Tendo integrado as Comissões de Assuntos Constitucionais, Orçamentos e Assuntos Económicos e Monetários, foi ainda vice-presidente do Parlamento Europeu, de abril de 2005 a julho de 2009.

Manuel dos Santos inicia este mandato como membro das Comissões de Desenvolvimento, do Mercado Interno e Proteção dos Consumidores e da Comissão de Inquérito aos Panamá Papers, integrando também as delegações à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, à Comissão Parlamentar Mista UE-Chile e à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia.