home

Pedro Silva Pereira: “Governo mantém-se disponível para fazer tudo para a viabilização do …

Pedro Silva Pereira: “Governo mantém-se disponível para fazer tudo para a viabilização do …

No final do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira, diz que Governo e PSD fizeram um caminho de aproximação de convergência “que nos deixa hoje mais perto da viabilização do OE do que antes das negociações.”

Ver vídeo…

Pedro Silva Pereira afirmou ainda, que Governo e PSD estão agora mais próximos de um acordo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2011, referindo que às vezes “as aparências iludem”.
“Julgamos que estamos hoje mais perto da viabilização do Orçamento do que estávamos no início da negociação. Às vezes as aparências iludem”, declarou Pedro Silva Pereira.
“Se a diferença parece pequena para que o Governo pudesse aceitar o acordo, então também seria pequena para o PSD. Mas a verdade é que existem algumas divergências que não se expressam apenas no valor quantitativo desta ou daquela medida – e isso inviabilizou até ao momento a possibilidade de celebramos um acordo”, justificou o ministro da Presidência.
Segundo Pedro Silva Pereira, ao longo da falhada negociação com o PSD, “o Governo deu um conjunto de passos significativos para que houvesse acordo, porque o acordo é do interesse do país”.
“O PSD formulou seis condições e o Governo teve a oportunidade de em cinco delas ou concordar com as propostas [dos sociais-democratas] ou fazer um movimento muito significativo de aproximação. O Governo está confiante na aprovação do Orçamento porque, ao longo do processo, registaram-se aproximações de ambas as partes e convergências significativas”, considerou.
Ainda de acordo com o ministro da Presidência, “o espanto dos portugueses por ainda não haver uma garantia de viabilização do Orçamento neste momento, e perante o quadro internacional, é a melhor garantia para a nossa confiança de que esse Orçamento acabará por ser aprovado”.