Pedro Silva Pereira defende acordo político urgente e criação de ‘recoverybonds’
Ao intervir na sessão plenária de Bruxelas sobre a resposta da União Europeia à pandemia do novo coronavírus, o parlamentar português sublinhou que “o Parlamento Europeu dá um sinal muito importante de unidade e responsabilidade ao apresentar hoje uma resolução conjunta dos quatro maiores grupos políticos pró-europeus” e “dirige uma mensagem clara ao Conselho e, sobretudo, aquela minoria de governos que tem bloqueado uma resposta mais solidária: precisamos de um grande plano europeu para recuperar a economia e que tenha os meios financeiros necessários”.
O Parlamento Europeu defende também, “sem ambiguidades”, a criação de ‘recoverybonds’, títulos de dívida emitidos pela Comissão Europeia, garantidos pelo orçamento europeu, “de forma a evitar uma nova crise das dívidas soberanas”, afirmou Pedro Silva Pereira.
Ao defender uma resposta “forte e solidária da Europa à crise, este Parlamento é hoje, talvez mais do que nunca, a voz do povo. Um povo que não compreende, nem aceita, uma Europa bloqueada por egoísmos nacionais perante esta crise tremenda, que atinge todos e que ninguém provocou”, concluiu.