home

Pedro Silva Pereira defende acordo político urgente e criação de ‘recoverybonds’

Pedro Silva Pereira defende acordo político urgente e criação de ‘recoverybonds’

Um acordo político “urgente” para um quadro financeiro plurianual “não de cortes, mas reforçado” e “com mais recursos próprios”, a par da criação de 'recoverybonds', ou seja, “a emissão de títulos de dívida pela própria Comissão Europeia”, foram os caminhos apontados pelo eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira.
Pedro Silva Pereira defende acordo político urgente e criação de 'recoverybonds'

Ao intervir na sessão plenária de Bruxelas sobre a resposta da União Europeia à pandemia do novo coronavírus, o parlamentar português sublinhou que “o Parlamento Europeu dá um sinal muito importante de unidade e responsabilidade ao apresentar hoje uma resolução conjunta dos quatro maiores grupos políticos pró-europeus” e “dirige uma mensagem clara ao Conselho e, sobretudo, aquela minoria de governos que tem bloqueado uma resposta mais solidária: precisamos de um grande plano europeu para recuperar a economia e que tenha os meios financeiros necessários”.

O Parlamento Europeu defende também, “sem ambiguidades”, a criação de ‘recoverybonds’, títulos de dívida emitidos pela Comissão Europeia, garantidos pelo orçamento europeu, “de forma a evitar uma nova crise das dívidas soberanas”, afirmou Pedro Silva Pereira.

Ao defender uma resposta “forte e solidária da Europa à crise, este Parlamento é hoje, talvez mais do que nunca, a voz do povo. Um povo que não compreende, nem aceita, uma Europa bloqueada por egoísmos nacionais perante esta crise tremenda, que atinge todos e que ninguém provocou”, concluiu.