Depois de palavras de boas-vindas, os dois políticos dirigiram-se ao Jardim Mário Soares onde trocaram presentes, com Pedro Nuno Santos a oferecer à líder do parlamento Europeu uma peça da coleção “Os Figurões”, de Bordallo Pinheiro, representando o antigo líder socialista abrigado por um enorme cravo vermelho.
Pela sua parte, Roberta Metsola ofereceu a Pedro Nuno Santos uma fotografia de Mário Soares, a preto e branco, a propósito de uma visita que o então primeiro-ministro fez a Estrasburgo em março de 1977, aquando da segunda ronda que realizou pelos diversos Estados-membros da então CEE na procura de apoios à adesão de Portugal.
Aludindo aos 51 anos que o Partido Socialista hoje comemora, Pedro Nuno Santos realçou ser esta, também, uma data para “celebrar a visão europeísta do PS”.
“Tivemos uma reunião produtiva sobre os desafios que a Europa enfrenta hoje e o importante momento de participação de todos os cidadãos que acontecerá dentro de poucas semanas, com as próximas eleições europeias. É fundamental que todos expressemos a nossa voz nos momentos mais importantes da democracia”, assinalou o líder socialista.
Roberta Metsola referiu que pretende aproveitar esta visita a Lisboa para apelar ao voto nas eleições europeias de 9 de junho, estando ainda programado um encontro em Belém com o Presidente da República, acabando o dia numa cerimónia onde receberá o doutoramento ‘honoris causa’ na Universidade de Lisboa.
Este périplo pelos diversos Estados-membros da União Europeia da presidente do Parlamento Europeu começou já no início do ano, aproveitando para, em todos os países que visitou, apelar ao voto e à participação contra a abstenção nas eleições europeias.