home

Pedro Marques: “Precisamos de mudar de vida política e económica”

Pedro Marques: “Precisamos de mudar de vida política e económica”

O PS acusou, novamente, o Governo de ter levado o país a uma “espiral recessiva”, uma vez que a “dose de austeridade já foi para lá daquilo que era necessário”.

O deputado socialista Pedro Marques afirmou, em reação às previsões da OCDE, que “este relatório vem confirmar um dos nossos piores receios: mais um ano de recessão em Portugal”.

“Esta receita não está a correr bem. Nós estamos numa situação de espiral recessiva, a dose de austeridade foi para lá daquilo que era necessário e daquilo que estava previsto no memorando da troika, nós dissemo-lo atempadamente no Orçamento 2012”, declarou.

O deputado defendeu que “precisamos mesmo de mudar de vida política e económica, e precisamos de uma política orçamental que não estrangule a economia, que não estrangule as empresas e que não suscite um aumento ainda maior do desemprego, porque as pessoas não aguentam”.

Pedro Marques garantiu que “esta dose de austeridade que o Governo escolheu implementar em Portugal para lá da troika está a afastar-nos dos objetivos”, acrescentando que “as escolhas deste Governo de ser sistematicamente mais ‘troikista’ que a troika estão a conduzir-nos por maus caminhos, estão a conduzir-nos para mais longe e não para mais perto dos objetivos que tínhamos para Portugal”

Segundo o socialista, o país necessita de “condições para implementar a consolidação orçamental sem destruir a economia e sem fazer disparar ainda mais o desemprego”.

Num ataque ao primeiro-ministro, Pedro Marques afirmou que, afinal, “o desemprego não se está a revelar nenhuma oportunidade”.

O socialista aconselhou o Executivo a “implementar políticas mais próximas da realidade e daquilo que é pedido pelas próprias confederações patronais do nosso país. Essa seria a nossa recomendação”.