Pedro Marques destaca “o grande esforço” dos bombeiros e da Proteção Civil
Pedro Marques assegurou hoje que se está a fazer “o melhor possível, em condições difíceis”, para enfrentar os incêndios florestais.
O governante destacou “o grande esforço” dos bombeiros e da Proteção Civil no combate aos incêndios que lavram um pouco por todo o país, considerando que os meios existentes são “adequados para uma época de incêndios normal”.
“A palavra é de encorajamento e de agradecimento a profissionais incríveis e voluntários que estão por todo o país a fazer tudo para debelar o mais rapidamente possível estes incêndios que têm flagelado o continente, as regiões autónomas, em particular a Madeira”.
O governante assegurou que todas as avaliações sobre o quadro legal e o quadro de atuação vão ser feitas depois de ultrapassada esta “fase de emergência crítica”.
Sobre a necessidade de cortar estradas, que no domingo deixou vários automobilistas parados durante horas na A1, na A44, na A29 e na A41, o ministro Pedro Marques disse que “foi por razões imperiosas de segurança que se determinou o encerramento temporário dessas autoestradas”.
“O mais importante naquele momento era garantir as condições de seguranças, quer para aqueles que estavam no combate aos incêndios, quer em particular para aqueles que circulavam nas nossas autoestradas”, reforçou o governante.