Pedro Marques deixa mensagem de tranquilidade aos portugueses
Pedro Marques garantiu hoje em declarações ao Forúm TSF que os portugueses podem ficar tranquilos e não se devem deixar perturbar pelos números da OCDE, que indicam que em 2030 quem se reformar vai receber apenas 54 por cento em relação ao último ordenado.
O Secretário de Estado da Segurança Social assegura que na reforma da Segurança Social o Governo já previu a solidez das pensões a longo prazo: “Reforçamos muito a solidez do sistema de pensões português no longo prazo, estamos a falar de pensões daqui a 30 ou 40 anos, onde a esperança de vida será de mais três ou quatro anos. Há confiança para pagar as pensões dos portugueses e para pagar pensões nos referenciais médios da OCDE e melhores do que muitos dos países desenvolvidos da OCDE”, garantiu.
Em relação aos Certificados de Reforma da Segurança Social, o secretário de Estado assegurou que esta é uma opção segura e viável: “O que está disponível nos Certificados de Reforma Públicos é um instrumento seguro do ponto de vista da sua gestão e prudente nas suas aplicações, é estável em que as entregas são estáveis ao longo do tempo. É realmente um instrumento com diferenças em relação aos PPR privados”, sublinhou.