home

Pedido de fiscalização sucessiva do OE2013 chegará ao Tribunal Constitucional

Pedido de fiscalização sucessiva do OE2013 chegará ao Tribunal Constitucional

António José Seguro garantiu que os deputados socialistas vão avaliar as circunstâncias do processo de promulgação do Orçamento, mas tomarão a iniciativa de suscitar a sua fiscalização sucessiva junto do Tribunal Constitucional.

“Há dois factos que foram conhecidos [a partir de quinta-feira]: O Presidente da República não enviou para o Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização preventiva do Orçamento do Estado para 2013; e o pedido de fiscalização sucessiva [do Orçamento] chegará ao Tribunal Constitucional”, referiu.

Nesse sentido, o secretário-geral do PS referiu que os deputados socialistas “avaliarão as circunstâncias e o que acontecer [nas próximas semanas], mas tomarão essa iniciativa” de solicitar a fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado para 2013.

“Tenho um critério que levo até ao fim: Eu não antecipo cenários. A minha responsabilidade é pronunciar-me e dizer qual a minha posição e qual a posição do PS”, asseverou.

 Segundo António José Seguro, a sua conduta foi a de esperar “que terminasse o tempo que o Presidente da República tinha à sua disposição, tendo em vista decidir se enviava o Orçamento para fiscalização preventiva”.

“Terminado [esse tempo] respondi com clareza sobre aquilo que é a nossa posição”, acrescentou.