home

Passos Coelho está a guardar fundo de 7,5 mil milhões de euros

Passos Coelho está a guardar fundo de 7,5 mil milhões de euros

O deputado do PS Pedro Marques acusou hoje o primeiro-ministro de “guardar 7,5 mil milhões de euros num fundo” destinado à capitalização bancária, que “poderia ser utilizado na estabilização económica”.

Pedro Marques garantiu que Pedro Passos Coelho está a empobrecer os portugueses, aplicando-lhes pesados impostos e atirando-os para o desemprego, lamentando que, com este Orçamento do Estado para 2013, o cenário seja ainda mais negro, com aumento do sofrimento das famílias não só pelo agravamento dos impostos, mas também “pelos brutais cortes no Estado Social”.

“A sua refundação apenas visa rever as funções do Estado e cortar a despesa estrutural”, afirmou.

O deputado socialista acusou, depois, o primeiro-ministro de estar a guardar 7,5 mil milhões de euros para preservar uma eventual recapitalização dos bancos, “quando os bancos nada pediram”. Na sua opinião, este dinheiro podia ser melhor utilizado, como por exemplo para “aliviar a crise social e estabilizar a economia”, apoiando e recapitalizando as empresas nacionais.

Pedro Marques chamou a atenção para o facto de o Governo estar a prever que a dívida pública em 2013 ultrapasse os 120% do PIB, aconselhando o Executivo a aplicar esses 7,5 mil milhões nas diversas necessidades do Estado, emitindo simultaneamente menos bilhetes do tesouro para que esse limite não seja ultrapassado.