O Partido Socialista saúda a eleição de Vasco Cordeiro, presidente do Partido Socialista dos Açores, para a presidência do Comité das Regiões Europeu, tornando-se no primeiro português a liderar este órgão.
Para o Secretário-geral adjunto, João Torres, “a eleição de Vasco Cordeiro, para a presidência do Comité das Regiões honra e dignifica o Partido Socialista e, especialmente, Portugal, sendo o nosso primeiro compatriota a assumir este cargo, num órgão relevante para a elaboração da legislação europeia com impacto nas regiões e nos municípios”.
O Comité das Regiões, criado em 1994, na sequência da assinatura do Tratado de Maastricht, é uma assembleia consultiva composta por representantes dos níveis local e regional de todos os países da UE. A Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu têm, obrigatoriamente, de consultar o Comité sobre as matérias com impacto nas regiões e nos municípios.
Vasco Cordeiro sucede, no cargo, ao grego Apostolos Tzitzikostas (PPE), depois de ter desempenhado, durante os últimos dois anos, as funções de primeiro vice-presidente do Comité das Regiões. Vasco Cordeiro é deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, após o exercício de dois mandatos enquanto presidente do Governo Regional açoriano.
O Partido Socialista congratula-se também com a eleição de Isilda Gomes, presidente da Associação Nacional de Autarcas Socialistas e da Câmara Municipal de Portimão, para a presidência da Comissão de Recursos Naturais, o que reforça a representação nacional neste órgão europeu.