O Partido Socialista regista com satisfação as previsões, reveladas hoje pela Comissão Europeia, de crescimento de 6,5% do Produto Interno Bruto até ao fim do ano, acima dos 5,8% inicialmente estimados. Estes números revelam que a economia portuguesa se mantém no topo da lista do crescimento económico em 2022, como um dos países da União Europeia que melhor está a conseguir resistir aos impactos provocados pela guerra na Ucrânia.
«Os dados revelados hoje indicam que as políticas de incentivo à recuperação económica, associadas às medidas de mitigação da pressão inflacionista, dinamizadas pelo Governo, têm contribuído para a resiliência da economia nacional», sublinha o Secretário-Geral Adjunto do PS, João Torres.
Bruxelas divulgou esta quinta-feira as suas previsões para o crescimento económico em 2022, que deverá avançar 2,7% na UE (2,6% na zona euro), um valor que se mantém face à perspetiva da primavera, mas ainda poderá ser revisto, se se verificar uma deterioração da conjuntura.
O Secretário-Geral Adjunto afirma que «é de sublinhar que os dados hoje revelados pela Comissão Europeia colocam a economia portuguesa no topo da lista do crescimento económico em 2022, um facto significativo que corrobora as políticas económicas desenvolvidas pelo Governo, mesmo num contexto de incerteza».
«Estas previsões são positivas e muito encorajadoras. Constituem um estímulo para continuar o trabalho de relançamento da economia nacional. O PS e o Governo continuam focados em potenciar o crescimento económico, promover mais e melhor emprego e valorizar os rendimentos dos portugueses», acrescenta João Torres.