Partido Socialista Europeu repudia declarações irresponsáveis do PPE
Em comunicado, Stanishev considera que as palavras de Joseph Daul, líder dos partidos da direita europeia, comparando a situação política em Portugal à Grécia e afirmando que “quem está a brincar com a situação” poderá trazer custos económicos elevados e esforços adicionais aos portugueses, foram “irresponsáveis, não respeitaram os princípios básicos da democracia e constituíram uma tentativa de amedrontar a opinião pública”.
O líder do PSE sustenta que a criação das necessárias condições políticas para um Governo em Portugal, “estável e suportado por uma forte maioria parlamentar”, é da competência do parlamento português, acrescentando ser uma evidência “que António Costa e o PS são a única força política que pode obter o apoio de outros partidos no parlamento”.
“A família socialista continua unida em relação ao PS e ao seu líder, António Costa, e apoia totalmente os seus esforços para formar um Governo estável em Portugal, que permita ao país entrar numa nova conjuntura de criação de emprego e crescimento económico”, sublinhou o líder do PSE.
Stanishev reforça os votos de “sucesso a António Costa e ao PS nas conversações políticas para a formação de um novo Governo” que possa “implementar novas políticas que coloquem Portugal e a União Europeia no caminho do progresso”.
“O PS sempre foi o partido liderante em Portugal no processo de integração europeia e o novo Governo, liderado por António Costa, respeitará integralmente os compromissos europeus de Portugal”, lê-se também no comunicado assinado pelo presidente do PSE.