PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS SERÁ EXEMPLO DE GESTÃO DA FLORESTA
Estas declarações foram feitas no Parque da Peneda-Gerês, em Arcos de Valdevez, numa reunião presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, com os autarcas dos concelhos do distrito de Viana do Castelo, na qual estiveram também presentes os ministros da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
Segundo o ministro do Ambiente, “é fundamental que exista um conselho diretivo onde fiquem claras as funções de rede da conservação da natureza e a participação das autarquias numa gestão de proximidade, porque são elas que conhecem o território e que acabam por aportar meios para este território”.
Destes meios vão ainda fazer parte “equipas no terreno mais próximas, que não só fazem o trabalho do dia a dia, como estão na primeira linha de combate e acabam por ajudar os outros meios quando surgem situações como as dos últimos dias”, adiantou João Pedro Matos Fernandes.
O ministro disse ainda que “foi um erro ter afastado, às vezes, o próprio Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta e as suas estruturas de gestão do território e mais ainda as autarquias”.
“Nesta reunião, ficou o compromisso de fazer do Parque Nacional da Peneda-Gerês um exemplo de gestão da floresta e vamos começar a trabalhar já”, acrescentou.