home

Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo: “traz coesão e inovação”

Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo: “traz coesão e inovação”

Carlos Zorrinho considerou hoje “fundamental” para o aumento da competitividade do Alentejo a rede de conhecimento e transferência de tecnologia que vai ser criada na região.

“O Alentejo é uma região com muito potencial, mas muito pouca massa crítica. Tem excelentes instituições de ensino e vários centros de investigação, mas é muito importante trabalharmos em rede para sermos competitivos”, tanto nacional, como internacionalmente, disse.
Carlos Zorrinho presidiu à assinatura do protocolo de financiamento do Programa Estratégico do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT).
A criação do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), a localizar em Évora, é uma das vertentes mais importantes do projeto, que engloba também a criação de incubadoras de empresas (em Évora, Beja, Portalegre, Moura, Santarém e Cartaxo) e a transferência de conhecimento e tecnologia para empresas.
Carlos Zorrinho garante que a iniciativa é “um excelente exemplo” de um projeto que “traz coesão e inovação”.
“Sabemos que, nos últimos tempos, algumas empresas com altíssimo valor acrescentado se têm vindo a instalar no Alentejo”, referiu Carlos Zorrinho, apontando o caso da construtora aeronáutica brasileira EMBRAER, que está a construir duas fábricas em Évora, como o “mais emblemático”.
Mas, continuou, “esta rede de conhecimento e transferência é fundamental para que o Alentejo”, sem perder a sua identidade marcada pelo desenvolvimento sustentável, condições ambientais, tradição e história, “suba um pouco na cadeia de valor”, criando “mais oportunidades de emprego e riqueza” e atraindo “gente mais nova”.
“Este é um projeto em que se vão criar parques tecnológicos, incubadoras e sistemas de apoio a quem quer criar a sua própria empresa”, para que a região do Alentejo “tenha massa crítica e possa ser competitiva”, frisou.
Carlos Zorrinho disse ainda, que o SRTT é “muito importante” para criar emprego e para atrair jovens altamente qualificados e empresas para o Alentejo”.