Parlamento unânime na homenagem a Guilherme Pinto
Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos desde 2005, nos últimos três anos como independente, Guilherme Pinto foi também deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, partido no qual, cumprindo um desejo pessoal, voltou a filiar-se pouco antes do seu falecimento.
“A persistência, a generosidade, a criatividade e a solidariedade são qualidades que tornam Guilherme Pinto uma das figuras mais singulares e extraordinárias a nossa vida cívica”, evocou o texto de pesar apresentado pelo Partido Socialista, lido no plenário pela deputada Luísa Salgueiro, eleita pelo círculo do Porto.
Na leitura do voto de pesar, Luísa Salgueiro, que será candidata pelo PS ao município de Matosinhos nas próximas autárquicas, sublinhou o “rasto de prestígio” que Guilherme Pinto deixou naquela que foi “a sua cidade, a que dedicou a sua vida de cidadão empenhado, intelectual de rara envergadura e democrata convicto”.
“Guilherme Pinto transformou radicalmente o perfil de Matosinhos conferindo-lhe um estatuto de modernidade de que a cidade se orgulha e as suas instituições e as suas gentes se devem honrar, divulgando e perpetuando a sua obra e a sua memória, fazendo de si um exemplo para os vindouros”, diz ainda o texto.
O voto do PS homenageia igualmente o prestígio e a dedicação de Guilherme Pinto à causa pública no exercício como deputado à Assembleia da República, onde “demonstrou, em inúmeros debates, os seus dotes de grande tribuno e, principalmente, a coragem que logrou manter até ao fim”.