Parlamento reúne-se sexta e Governo toma posse no sábado
A conferência de líderes parlamentares determinou esta terça-feira, ao final do dia, que a primeira reunião do Parlamento, eleito no passado dia 6 de outubro, irá realizar-se na sexta-feira, em duas sessões. A decisão acontece depois de ter sido comunicado o indeferimento, pelo Tribunal Constitucional, dos recursos interpostos por PSD e Aliança, relativos ao apuramento dos votos da emigração, dando luz verde à publicação dos resultados oficiais das eleições legislativas.
Assim, de acordo com o calendário estipulado, pelas 10h00 será feita a verificação de mandatos dos 230 deputados eleitos, sendo os trabalhos retomados às 15h00, para a eleição do presidente da Assembleia da República, da Mesa e do Conselho de Administração.
Depois da primeira reunião parlamentar, será convocada uma nova conferência de líderes, que decidirá sobre os trabalhos da nova legislatura e marcará a data do debate do programa do Governo.
No sábado, o Presidente da República dará posse aos membros do Governo, já apresentados pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa, em cerimónia que decorrerá a partir das 10h30, no Palácio Nacional da Ajuda.