home

Parlamento Europeu recorda Soares como “um dos mais nobres pais” da União Europeia

Parlamento Europeu recorda Soares como “um dos mais nobres pais” da União Europeia

O papel de Mário Soares na construção da Europa foi hoje evocado, em Bruxelas, pelo vice-presidente do Parlamento Europeu, David-Maria Sassoli, que lembrou o antigo chefe de Estado e de Governo português como um “grande estadista do século XX” e “um dos nobres pais” da União Europeia.
Parlamento Europeu recorda Soares como “um dos mais nobres pais” da União Europeia

“Este é um dia e um momento importante para a história da Europa. Temos de perceber que não podemos tomar como um dado adquirido a democracia, a República. Temos de lutar por isso. Sabemos como a batalha e o caminho seguidos por pessoas como Mário Soares foram fundamentais para a Europa”, salientou David-Maria Sassoli, na cerimónia de homenagem do Parlamento Europeu a Mário Soares, que teve lugar esta quarta-feira em Bruxelas.

O vice-presidente do Parlamento Europeu enalteceu o papel de Soares como “grande estadista do século XX”, mas, sobretudo, como “grande personalidade que deu um sentido completo à ideia da política como serviço público”.

“Mário Soares é o pai fundador do Portugal democrático e um dos nobres pais da União Europeia. Estes são dois mecanismos da mesma engrenagem. Mário Soares, com a sua obra, deixou-nos tantas reflexões que podem ser úteis ainda nos dias de hoje. O seu legado político deverá servir-nos como um manual de instruções para os dias que correm. Para o Parlamento Europeu, este é um dia de festa”, salientou.

A cerimónia de homenagem, na qual o nome de Mário Soares ficou atribuído a uma das principais salas da assembleia em Bruxelas, foi aberta pelo líder da delegação socialista no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, que lembrou o “grande defensor do ideal europeu e dos seus valores”, congratulando-se com o unanimismo no apoio à proposta de homenagem a Soares.

“O seu nome, hoje gravado nesta sala, está também gravado a letras de ouro e cravos na história da Humanidade”, prosseguiu, frisando que a presença na cerimónia do líder socialista português, António Costa, reforça ainda o reconhecimento de Mário Soares como pai fundador do Partido Socialista.

“Um gigante da vida política europeia”, foi como o presidente do Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), Gianni Pitella, recordou também a personalidade marcante de Mário Soares, secundado por Felipe Gonzalez, que lembrou, em particular, ter partilhado com o histórico político português, “durante quase meio século”, “as mesmas trincheiras, a mesma batalha”.

“Não foi só um companheiro, foi um amigo, um amigo da alma. Hoje quero prestar-lhe uma homenagem como amigo: o facto de esta sala ter o seu nome em vez de um número é dar espírito à construção europeia do parlamento. Esta sala tem identidade do espírito europeísta de Mário Soares”, defendeu o antigo chefe de Governo espanhol.

Isabel Soares e João Soares, presentes na homenagem, evocaram igualmente a memória e o percurso do pai, numa nota mais pessoal, tendo João Soares aproveitado a ocasião para deixar um elogio ao atual Governo socialista, liderado por António Costa, que disse demonstrar na sua ação “o espírito do pensamento” de Mário Soares.

“A homenagem de hoje, que deixa o seu nome indelevelmente ligado ao Parlamento Europeu, é, para nós, seus filhos, emocionante e profundamente justa”, referiu, por sua vez, Isabel Soares.