home

Parlamento Europeu aprova Relatório que denuncia consequências sociais negativas dos …

Parlamento Europeu aprova Relatório que denuncia consequências sociais negativas dos …

Os deputados da comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu aprovaram esta manhã um Relatório que denuncia as consequências socias dos programas da troika nos países sob ajustamento: Portugal, Espanha, Chipre e Irlanda. 

O Relatório do eurodeputado socialista espanhol Alejandro Cercas refere o desemprego crescente (designadamente entre os jovens), o aumento da pobreza, a precariedade laboral e a deterioração do mercado de trabalho, e as inúmeras falências de PMEs como os principais aspetos e consequências sociais das medidas de ajustamento impostas pela Comissão Europeia/Banco Central Europeu/Fundo Monetário Internacional naqueles países.

Os eurodeputados apelam à criação de planos sociais e de criação de emprego nos quatro países intervencionados pela troika. O relator considera que a dimensão social europeia foi completamente esquecida por aqueles que agiram como se a Europa fosse apenas um clube de credores.

A deputada Edite Estrela que apresentou várias emendas, destacou a importância do relatório que “expõe as graves consequências sociais dos excessos da austeridade nos países sob resgate”. “Houve uma clara degradação social de milhares de pessoas que perderam o emprego, a casa, a empresa, o negócio, e que viram o seu rendimento reduzido drasticamente. Há responsabilidades da troika e há responsabilidades nacionais. A troika não pode ser responsabilizada pelas más opções de um governo incompetente”, afirmou.