Parlamento aprova voto de pesar por Pedro Coelho
Fundador do Partido Socialista e seu militante número 13, “Pedro Coelho distinguiu-se pela sua luta a favor da liberdade e da democracia antes e depois do 25 de Abril”, destaca o texto de pesar.
Foi dirigente do Partido Socialista desde sempre, “granjeando sucessivamente a admiração e respeito por parte dos seus camaradas e dos seus contemporâneos de todos os partidos”.
A sua ação política foi particularmente relevante ao nível governativo nos anos imediatamente subsequentes à revolução, tendo exercido os cargos de secretário de Estado da Emigração e de secretário de Estado das Pescas.
Na Assembleia da República, exerceu o mandato de deputado pelos círculos eleitorais de Faro e Santarém e foi deputado na Assembleia Constituinte, em resultado da sua eleição nas primeiras eleições democráticas realizadas em Portugal.
“Profundamente ligado aos princípios e valores democráticos e humanistas, tanto no seu percurso político, como no seu percurso cívico e profissional, Pedro Coelho foi e será sempre merecedor do nosso maior reconhecimento, constituindo uma honra para a Assembleia da República tê-lo entre os seus servidores”, termina a nota aprovada pelos parlamentares.