home

Orientações sobre educação inclusiva já estão nas escolas

Orientações sobre educação inclusiva já estão nas escolas

O conjunto de orientações para as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) já chegou às escolas, anunciou o Ministério da Educação, destacando que as atividades devem enquadrar-se no ensino à distância.
Governo destina sete milhões de euros para máscaras e equipamentos de proteção nas escolas

“Já está nas escolas um conjunto de orientações para as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva [EMAEI], para que as atividades dirigidas às crianças que têm medidas de apoio seletivas e adicionais possam, sempre que possível, acontecer remotamente”, refere o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.

As orientações visam dar “apoio à atuação das EMAEI na modalidade de ensino à distância”, indica a tutela, sublinhando que foram elaboradas em torno de quatro eixos de ação “que se consideram prioritários no contexto atual”.

O apoio aos docentes e técnicos da comunidade educativa; a continuidade da implementação e identificação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, sobretudo tendo em atenção os alunos que enfrentem maiores dificuldades de aprendizagem ou acesso a meios digitais; o apoio às famílias no contexto da modalidade de ensino à distância; e a articulação com diversos serviços da comunidade, são as quatro linhas condutoras do documento enviado para as escolas.

“A EMAEI pela sua génese, e à luz das suas atribuições, assume também agora um papel fundamental na construção de uma escola que tem de funcionar à distância, mas que se quer próxima, humana e com o sentido de urgência e sensibilidade que o processo de adaptação aos tempos que todos vivemos requer”, assinala o Ministério da Educação.