Ordem dos Advogados distinguiu Maria de Jesus Barroso
Mulher de causas e uma das fundadoras do PS, Maria de Jesus Barroso distinguiu-se desde muito cedo por uma forte participação cívica e política, norteada pela luta contra a exclusão social, o racismo e a xenofobia. Desempenhava, à data do seu falecimento, em julho deste ano, as funções de presidente do Conselho de Administração da Fundação Pro Dignitate, entidade que ajudou a erguer, em prol dos Direitos Humanos, com atividade em Portugal e nos países de Língua Oficial Portuguesa.
O prémio, também atribuído este ano a todos os jornalistas portugueses que se têm distinguido na denúncia da violação dos Direitos Humanos, foi criado pela Ordem dos Advogados em 2001, após a morte do antigo bastonário que lhe dá o nome.
Na cerimónia, onde estiveram presentes diversas personalidades, como a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, foi mostrado um filme em homenagem a Maria de Jesus Barroso, sendo o prémio recebido pelos filhos, Isabel Soares e João Soares.