home

Ordem dos Advogados distinguiu Maria de Jesus Barroso

Ordem dos Advogados distinguiu Maria de Jesus Barroso

Maria de Jesus Barroso foi ontem homenageada na sessão comemorativa do 67º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, recebendo, a título póstumo, o Prémio Ângelo d’Almeida Ribeiro, com a chancela da Ordem dos Advogados, promotora da cerimónia.
Adeus a Maria de Jesus Barroso

Mulher de causas e uma das fundadoras do PS, Maria de Jesus Barroso distinguiu-se desde muito cedo por uma forte participação cívica e política, norteada pela luta contra a exclusão social, o racismo e a xenofobia. Desempenhava, à data do seu falecimento, em julho deste ano, as funções de presidente do Conselho de Administração da Fundação Pro Dignitate, entidade que ajudou a erguer, em prol dos Direitos Humanos, com atividade em Portugal e nos países de Língua Oficial Portuguesa.

O prémio, também atribuído este ano a todos os jornalistas portugueses que se têm distinguido na denúncia da violação dos Direitos Humanos, foi criado pela Ordem dos Advogados em 2001, após a morte do antigo bastonário que lhe dá o nome.

Na cerimónia, onde estiveram presentes diversas personalidades, como a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, foi mostrado um filme em homenagem a Maria de Jesus Barroso, sendo o prémio recebido pelos filhos, Isabel Soares e João Soares.