home

Orçamento vira página da austeridade e fala verdade ao país

Orçamento vira página da austeridade e fala verdade ao país

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 é “o virar da página da austeridade”, defendeu ontem no Parlamento o vice-presidente da bancada do PS João Paulo Correia.
Orçamento vira página da austeridade e fala verdade ao país

Num debate aceso sobre o documento orçamental, que está a ser discutido entre o Governo português e Bruxelas, o deputado socialista destacou ainda que “o crescimento económico não pode ficar desligado da condição social das famílias e do país”.

“A austeridade falhou”, afirmou o também coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Orçamento e Finanças, lembrando que “foram quatro anos e meio a destruir e sem resultados”, em que o Governo PSD/CDS aplicou “uma cega e violenta política de austeridade aos portugueses”, com um aumento brutal da carga fiscal e cortes nos salários, pensões e prestações sociais.

A proposta de OE para 2016 “é o orçamento que recupera o rendimento das famílias, reforça a proteção social e reconhece a necessidade de manter o processo de consolidação das contas públicas”, garantiu, destacando ainda que é um orçamento focado no crescimento económico e na procura de “economia mais competitiva e um Estado mais justo e solidário”.

“É um orçamento que fala a verdade ao país” e que “não esconde alçapões como a devolução da sobretaxa do IRS, a diminuição de receita fiscal diferida e o caso Banif”, afirmou ainda João Paulo Correia, sublinhando que este é um documento que “não esconde dos portugueses o que o Governo diz à Comissão Europeia”.

PSD ataca Governo que defende interesse nacional

O parlamentar socialista salientou que “ainda esta semana vimos o PSD a comportar-se como a má oposição que nenhum país democrático deseja. No momento em que o Governo defende o interesse nacional em Bruxelas, lá veio o PSD atacar o Governo”.

“O PSD ataca o Governo no momento em que o Governo defende em Bruxelas o fim da austeridade”, apontou.