Orçamento Retificativo já precisa de ser retificado
António José Seguro considerou que Portugal tem de mudar rapidamente de política e que o Orçamento Retificativo para 2013, que será discutido na sexta-feira, já precisa de ser novamente retificado.
O INE reviu em baixa o crescimento económico nos primeiros três meses do ano, e estima agora uma queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano.
Perante estes dados, o secretário-geral do PS considerou se confirma uma vez mais “o quanto está errada a política do Governo”.
“Este Governo tem andado a semear ventos e agora o país está a colher tempestades. Nos primeiros três meses, a política do Governo destruiu mais de cem mil postos de trabalho com as consequências que isso tem dos pontos de vista económico e social”, apontou.
Segundo o líder socialista, os dados do INE são reveladores que “o Orçamento Retificativo, que só na sexta-feira será discutido, já precisa de outro Orçamento Retificativo mais adequado à realidade do país”.
“Estamos perante uma situação de urgência, que obriga a que se mude rapidamente de política”, alertou.
Já sobre o relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, indicando que as previsões da proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2013 são excessivamente otimistas, António José Seguro concordou com essa análise: “O país não tem tido um Orçamento e o Retificativo, no próprio dia em que foi entregue na Assembleia da República, o primeiro-ministro reconheceu que se calhar era necessário um segundo Orçamento Retificativo. Ora, isto não é maneira de governar o país”.