home

Orçamento: PS aguarda proposta mas reafirma que prevalecerá interesse nacional

Orçamento: PS aguarda proposta mas reafirma que prevalecerá interesse nacional

cz_01Carlos Zorrinho afirmou hoje que o Governo apresentou ao PS algumas ideias muito genéricas e vagas da proposta de Orçamento do Estado para 2012, escusando-se, por isso, a comentar o seu conteúdo.

“Nós tivemos agora conhecimento de algumas ideias muito genéricas e, por isso, consideramos que devemos aguardar a entrega do documento globalmente para depois nos pronunciarmos sobre ele”, disse o líder parlamentar do PS aos jornalistas, no Parlamento, no final de um encontro com o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais.

Nesta reunião com o Governo sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2012, que durou cerca de 40 minutos, participaram também os vice-presidentes do grupo parlamentar José Junqueiro e Pedro Nuno Santos.

“Este contexto é merecedor de um grande sentido de Estado por parte de todas as forças políticas e de um grande sentido do interesse nacional e, por isso, nós só nos pronunciaremos quando conhecermos todo o documento”, reiterou, considerando que “qualquer declaração feita agora seria prematura”.

Carlos Zorrinho fez questão de reafirmar que o interesse nacional prevalecerá sempre na análise do PS sobre o Orçamento do Estado para 2012: “O PS analisará este Orçamento tendo em conta o interesse nacional e não tendo nenhum constrangimento de caráter de eventual interesse partidário”.

Na sequência da reunião Comissão Politica Nacional, a 6 de Outubro, o Secretário Geral do PS já tinha referido claramente que o Partido “agirá em nome do interesse nacional”, fazendo “uma distinção entre o sinal político e o conteúdo da proposta” do Governo PSD/CDS, frisando que a proposta de Orçamento “não é do PS”, “Não somos autores nem coautores. A proposta de Orçamento é do governo PSD/CDS”, declarou na altura.