home

Orçamento de Estado desfasado da realidade do país

Orçamento de Estado desfasado da realidade do país

O PS considerou hoje que a execução orçamental dos dois primeiros meses deste ano apresenta sinais “muito preocupantes” e de degradação, acrescentando que o atual Orçamento do Estado não tem qualquer relação com a realidade.

“Estes dados relativos aos dois primeiros meses permitem-nos dizer que, ano após ano, e mês após mês, a situação orçamental não melhora e, pelo contrário, apresenta sinais de degradação”, afirmou o socialista Óscar Gaspar.

Dados divulgados hoje pelo Governo indicam que a Administração Central e a Segurança Social chegaram a fevereiro com um défice conjunto de 246,9 milhões de euros, o que compara com um saldo positivo de 586 milhões de euros no período homólogo.

“O Governo, em apenas dois meses, desbarata aqui 833 milhões de euros”, declarou Óscar Gaspar.

Para o antigo secretário de Estado da Saúde socialista, é ainda “preocupante” verificar o crescimento de 6,9% da despesa corrente e ver cair o investimento em quase 30%.

“A área da Segurança Social é também de grande preocupação. A segurança social tem cada vez contas em pior situação. No ano passado tínhamos um saldo positivo de 413 milhões de euros e neste momento apresenta um saldo de 64 milhões de euros”, acrescentou.

Ao fim de dois meses de execução orçamental, o PS considera que “o Orçamento de Estado de 2013 não tem nenhum tipo de aderência à realidade”.