O fenómeno de Trump não é um fenómeno isolado. É gigante, porque está em causa a eleição do presidente dos EUA. A vitória a que assistimos de boca aberta foi, em primeiro lugar, uma tragédia. Foi uma tragédia para os valores constitucionais, foi a vitória do populismo, foi a vitória do racismo e foi a vitória do autoritarismo, alegadamente escondido no facto de Trump não pertencer a “essa coisa horrível” – o sistema.

Temos de nos perguntar como foi possível a vitória esmagadora de um homem que mostrou desprezar liberdades fundamentais, imigrantes, mulheres, hispânicos, muçulmanos, instituições, a ordem mundial tal como a entendemos, ignorante e sem qualquer experiência.

Temos de nos perguntar como foi possível um cínico perigoso, com um historial miserável, apregoando promessas explosivas vencer as eleições à mulher mais bem preparada de sempre para ser presidente dos EUA.

Começo a ficar exausta de ouvir que, basicamente, os americanos “não aderiram” a Hillary Clinton sem que depois se explique o que está verdadeiramente em causa.

Ora, há dois pontos que quero salientar.

Esta eleição grita sexismo.

Hillary Clinton foi a nomeada democrata por ser muito melhor que o seu opositor Sanders. Não lhe bastaria ser melhor. Porque é mulher. E toda a sua vida demonstra como a questão de género esteve sempre lá, como uma pedra no sapato.

As infinitas vezes que se ouviu falar em “falta de empatia do povo americano relativamente a Clinton” nunca teve a ver com o seu percurso (inigualável). Teve sempre, mas sempre a ver com estar em causa eleger-se uma mulher. E não uma qualquer mulher.

Não estamos a falar de uma mulher que cede aos estereótipos “comportando-se como deve ser”, como Sarah Palin. Não perceber isto é criminoso.

A esse propósito, vale muito a pena ler o artigo “The Hillary Hatters”:

Questão diversa é a que nos deve levar a pensar no futuro. A níveis diferentes, o que se passou no Brasil, na campanha do Brexit e agora na campanha de Trump têm em comum a exploração deplorável das pessoas mais afetadas pelos efeitos de uma má distribuição de rendimentos, pela pobreza, pela exclusão. Estamos a falar de milhões de pessoas sem credo em sistema algum, vivenciando interiormente um “não-sistema”, um mar cheio para a pesca extremista e altamente eficaz que se verificou nos EUA.

Os homens brancos e com baixas qualificações foram muito importantes na vitória de Trump e estamos todas e todos recordados das diferenças de perfil dos votantes aquando do referendo no Reino-Unido.

Tendo em conta o que foi dito por Trump, desde as nomeações para o Supremo Tribunal, à política internacional e a tudo o resto, a única certeza de que dispomos é a incerteza.

Temos, porém, de tirar lições, quando vemos, aqui na Europa, o mesmo método que referi a crescer em resultados. É tempo de apostar em políticas socais que se vejam, políticas de integração e de igualdade, que não cedam espaço ao “tiro ao sistema” em prol da vitória do fascismo.


Related Posts

PS reúne-se com centrais sindicais

António José Seguro defendeu a necessidade de um novo modelo económico e social que promova o crescimento económico e... read more

António José Seguro desafia primeiro-ministro para debate público

O líder socialista está disponível para um debate público com o primeiro-ministro, onde sejam abordadas as questões essenciais para... read more

António José Seguro diz que Portugal começa a regressar à miséria do pré-25 de Abril

O secretário-geral do PS fez o alerta hoje, segunda-feira, no decorrer do almoço de apoio à candidatura de Manuel... read more

Opinião: Lei de Bases da Saúde: concorrência ou Constituição?

António Lacerda Sales Lei de Bases da Saúde: concorrência ou Constituição? ... read more

XVII Congresso Nacional Ps – José Junqueiro

“José Sócrates tem nervos de aço, seis anos a lutar por Portugal e pelos portugueses, seis anos a lutar pelo... read more
PS evoca memória e legado de Mário Soares no seu 96º aniversário

PS evoca memória e legado de Mário Soares no seu 96º aniversário

A sessão evocativa ‘Mário Soares e os direitos humanos’, que teve lugar esta segunda-feira, dia 7 de dezembro, serviu para... read more
Governo reforça apoio à economia com 1.550M€

Medidas de apoio social e económico às famílias

Contratos de arrendamento Entre as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, em conferência de imprensa após a reunião do Executivo, está a... read more

Secretário de Estado da Proteção Civil diz que operação de socorro ao helicóptero do INEM cumpriu a lei

A operação de socorro ao acidente com um helicóptero do INEM em que morreram quatro pessoas em Valongo, no... read more
Acordo é benéfico para trabalhadores e empresas

Acordo é benéfico para trabalhadores e empresas

Com a introdução desta medida, Vieira da Silva considera que estão criadas as condições para que Governo e parceiros sociais... read more
Tempo de agir

Investimento na reabilitação urbana estende-se por todo o país

Falando à margem da cerimónia de assinatura do protocolo de atribuição do apoio financeiro adicional do Portugal 2020 aos municípios... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.