OPE Escolas: Ideias de alunos servem para melhorar a escola
Tu podesmelhorar a tua escola
Uma estação meteorológicaem plena escola;
Campainhasluminosas a acompanhar o toque de entrada e saída das aulas; Rádios escolares aanimarem e informarem os alunos nos intervalos.
São algumas dasmilhares de ideias que os alunos apresentaram nas duas edições anteriores doOrçamento Participativo das Escolas (OPE).
O OrçamentoParticipativo das Escolas é uma iniciativa inédita em Portugal, em que osalunos são desafiados a terem ideias,a fazerem campanha junto dos colegase a votarem, por altura do Dia doEstudante, naquela que considerem ser a propostaque mais pode contribuir para melhorar a escola onde estudam.
Com esta iniciativa,o Ministério da Educação (ME) incentiva a participação cívica dos alunos e atomada de decisão, fomenta a melhor compreensão do funcionamento dasinstituições democráticas e dos sistemas de votação, bem como estimula oespírito crítico e o debate, sem esquecer a promoção da literaciafinanceira.
No âmbito doOPE, que abrange mais de meio milhão de alunos, o ME volta a transferir paracada estabelecimento de ensino público, com estudantes do 3.º ciclo e/ou doensino secundário, uma verba extra de 1 euro por aluno (sendo 500€ o valormínimo). Até ao final do mês, os alunos de todo o país vão dar conta aoscolegas do que gostariam de fazer ou ter na sua Escola, e tentar convencê-losde que têm a melhor ideia.
A apresentaçãonacional da edição 2019 do Orçamento Participativo das Escolas acontece emFaro, na Escola Secundária Tomás Cabreira, esta quarta-feira, 13 defevereiro, Dia Mundial da Rádio.Coincidentemente, nas últimas edições, a criação de rádios escolares tem sidouma das propostas mais vezes apresentada pelos alunos, e tantas vezesvencedora.
No Dia Mundialda Rádio, a sessão do #OPEscolas será transmitida pela Rádio Miúdos, em diretode Faro, através do site www.radiomiudos.pt e, em diferido, pela Rádio Universitáriado Algarve, RuaFM.
A partir das10h00 arrancam os trabalhos nesta escola, que se transforma numa “assembleia”,com os alunos algarvios a apresentarem as suas propostas, numa sessão conduzidapelo Ministro da Educação.
A edição de 2019já está nas escolas, no site do #OPEscolas e nas redes sociais (Facebook e Instagram), contando, este ano, como apoio da conhecida youtuber matemática, “MathGurl”.