OE2020 “reforça coesão de todo o país”
Intervindo na sessão de encerramento do Congresso Regional da JS Açores, que teve lugar em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro enfatizou que o Orçamento do Estado para 2020, que foi aprovado no sábado pelo Governo da República, “será um fator de reforço da coesão de todo o país” e “fator de reforço da coesão nacional”.
O também presidente do Governo Regional dos Açores relembrou que se vive um “momento importante e decisivo a nível europeu”, e apontou para a discussão do novo quadro financeiro plurianual, mencionando os “ataques à Política de Coesão, à PAC” (Política Agrícola Comum), políticas que, no seu entender, devem ser intransigentemente defendidas, porque “têm a ver com a ideia de uma Europa que luta por aqueles que estão numa situação de fragilidade”.
Neste domínio, o líder dos socialistas açorianos manifestou “total e absoluto apoio” às posições que o primeiro-ministro e o Secretário-geral do PS, António Costa, tem defendido a nível europeu.
“Sobretudo por estas duas políticas e por aquilo que estas políticas significam para o país e para a Região”, posições que vão ao encontro das “posições do Governo dos Açores, dos Açores e daquilo que é a própria génese que está no ADN da União Europeia. Um projeto com o qual estamos comprometidos e que nos dá orgulho ver no nosso primeiro-ministro alguém que faz essa luta intransigente pela defesa desse projeto”, afirmou.