home

OE2015 não responde aos desafios de Portugal – Mulheres Socialistas

OE2015 não responde aos desafios de Portugal – Mulheres Socialistas

O Secretariado Nacional (SN) do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas reuniu-se este domingo, após o interregno suscitado pelo processo das Eleições Primárias, que culminou com a vitória da candidatura de António Costa.

Na agenda da reunião esteve a análise do Orçamento do Estado para 2015, tendo o SN concluído que o documento é extremamente negativo para o país, uma vez que não responde aos desafios do rejuvenescimento da população, da valorização dos recursos humanos e da solidariedade com os mais velhos. Por detrás da “cláusula de salvaguarda” há o contínuo empobrecimento dos portugueses e o acentuar das desigualdades.

O SN das Mulheres Socialistas apontou ainda a incapacidade do Governo para articular as políticas de igualdade nas áreas da educação, do trabalho e da cultura. Por outro lado, sublinhou que o Governo perdeu a oportunidade de, com a bandeira da “fiscalidade verde”, criar medidas que promovam verdadeiramente a sustentabilidade ambiental.  

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas reagendou ainda Convenção sobre a temática da Natalidade, inicialmente prevista para o passado mês de junho e suspensa devido ao processo eleitoral, para o dia 6 de dezembro. A iniciativa contará com um painel de especialistas e com contributos resultante de reuniões com a sociedade civil, que decorreram em todo o país.