home

OE 2014: Toda a austeridade perdida para a recessão

OE 2014: Toda a austeridade perdida para a recessão

Pedro Marques sublinha que o Governo se prepara para implementar um novo pacote de austeridade, apesar de estar provado que esse caminho não tem resultados positivos.

“Podemos agora pensar que os sacrifícios vão dar resultado? Não, agora pedem-nos mais austeridade”, afirmou o deputado do Partido Socialista em reação à proposta do Orçamento de Estado para 2014 apresentada pela ministra das Finanças.

Pedro Marques considerou que o Orçamento do Estado para 2014 não tem credibilidade, uma vez que insiste numa política de austeridade. “Não há qualquer consolidação”, vincou, acrescentando que há “5 mil milhões de euros de austeridade perdidos para a recessão”.

O deputado sustentou que se trata de um “enorme pacote de medidas de austeridade” e lamentou que o Governo tivesse decidido manter o IVA no setor da restauração apesar das expetativas que se foram criando. “Milhares de trabalhadores estavam à espera desse apoio fiscal”, frisou.

Quanto aos cortes nas pensões e nos salários da Função Pública, Pedro Marques criticou a decisão do Estado se “apropriar do que não é do Estado”.