home

“O que aí vem é um tempo de oportunidades”

“O que aí vem é um tempo de oportunidades”

José Sócrates incentivou, após visitar a Martifer, em Oliveira de Frades, e a A. Silva Matos Energia, em Sever do Vouga, os empresários a estarem atentos às oportunidades de desenvolvimento nas áreas das energias renováveis: “o que aí vem é, sem dúvida, um tempo de oportunidades. Na eólica, na hídrica, na solar e nos carros eléctrico as mudanças na energia são absolutamente decisivas para a mudança da nossa economia, para mais oportunidades de emprego e de requalificação e melhoria das empresas”.

O primeiro-ministro lembrou os “progressos notáveis” dos últimos quatro anos, concretamente no caso da energia eólica, passando de cerca de 500 para três mil megawtts instalados: “fizemos nestes quatro anos investimentos nas energias eólicas que significam duas ou três centrais nucleares em termos de produção de electricidade. E vamos fazer mais. Estamos hoje a apostar como nunca se apostou na construção de barragens”, afirmou.

José Sócrates disse ter como objectivo “desenvolver o cluster industrial na área da energia solar” com “boas políticas públicas” esperando “o contributo das principais empresas, que é decisivo. Nada se faz num país apenas com o Governo. Tudo se faz com as empresas. O mais importante é construir uma estratégia comum, que possa dinamizar o sector, clara, bem orientada, com objectivos bem definidos”.

O primeiro-ministro garantiu que “Portugal vai jogar na área da energia uma das apostas mais importantes para o seu futuro. Esta área vai ter mudanças muito significativas nos próximos tempos. É uma área que está a mudar no Mundo e Portugal não quer ficar para trás”.