home

O PS quer garantir a universalidade do SNS

O PS quer garantir a universalidade do SNS

O secretário nacional do Partido Socialista para a área da saúde, Álvaro Beleza acusou o “ PSD de estar desorientado e não ter uma ideia clara” para “reformar a saúde em Portugal”.

O PSD não sabe como “garantir aos portugueses a universalidade do sistema de saúde”, sustentou o socialista.

O Álvaro Beleza garantiu que “O PS está preocupado em salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em reformá-lo, modernizá-lo, para garantir a universalidade dos serviços de saúde a todos os portugueses que deles necessitem”.

O PS não está a tratar destas questões “às escondidas dos portugueses” e está a preparar-se para, “antes de ser governo”, lhes apresentar, de “uma forma frontal”, aquilo que entende que é melhor para o país.

Os socialistas estão a debater os problemas da saúde em Portugal com “serenidade”, defendendo “posições e convicções com clareza”.

Mesmo com os “meios financeiros escassos” do país, é possível e premente fazer essas reformas e ir ao “encontro das necessidades dos portugueses”, mas “isso faz-se com seriedade, ouvindo os peritos, a academia, ouvindo a sociedade civil”, que é o que “o PS está a fazer” hoje em Coimbra, num dos debates do LIPP, sublinhou o secretário nacional do PS.

O Partido Socialista está a “estudar fórmulas de reformulação dos sistemas, de fusão dos subsistemas, de autofinanciamento e sustentabilidade”, para “fortalecer o serviço público de saúde”, e garante que a reformulação da ADSE não ira, “obviamente, sobrecarregar os funcionários públicos, nem prejudicá-los” assegurou Álvaro Beleza.