home

“O PS dará o seu contributo para que sejam tomadas as medidas adequadas para responder à …

“O PS dará o seu contributo para que sejam tomadas as medidas adequadas para responder à …

Durante o debate quinzenal, realizado hoje na Assembleia da República, o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, criticou aqueles que entendem que parte da resposta à crise passa pela “cedência à demagogia”, voltando a rejeitar a discussão de uma eventual redução do número de deputados.

“Aqueles que entendem que uma parte da resposta à crise passa pela cedência à demagogia, oferecendo em sacrifício a imagem das instituições da República, encontrarão no grupo parlamentar do PS uma forte resistência”, afirmou Francisco Assis.

Por esse motivo, salientou, este momento de crise não é “o mais adequado” para discutir questões como a eventual redução do número de deputados na Assembleia da República.

“Uma decisão dessa natureza não se pode tomar de ânimo leve e não se deve tomar no momento em que as instituições estão por natureza mais permeáveis a algumas expressões populistas que não deixam de se fazer exercer e que, infelizmente, suscitam demasiadas vezes o acolhimento de quem tinha a obrigação institucional de reagir a essas mesmas pressões populistas”, disse.

 “Uma decisão dessa natureza tem consequências do ponto de vista da representação territorial e do ponto de vista da representação dos vários segmentos políticos que estruturam a nossa vida nacional”, acrescentou ainda o líder da bancada socialista.

Por isso, enfatizou Francisco Assis, o PS dará o seu contributo para que sejam tomadas as medidas adequadas para responder à crise, nomeadamente em matéria de redução das despesas da Assembleia da República, mas não ultrapassará “a fronteira” da demagogia.