home

O PS apoia a adesão da Sérvia à UE

O PS apoia a adesão da Sérvia à UE

O secretário-geral do PS afirmou hoje que os socialistas portugueses estão empenhados na adesão da Sérvia à União Europeia e considerou que este país desempenha um papel muito relevante na geoestratégia do continente europeu.

António José Seguro assumiu estas posições após ter sido recebido em audiência pelo chefe de Estado sérvio, Boris Tadic – encontro que durou cerca de uma hora e em que esteve acompanhado por João Ribeiro, secretário nacional do PS para as Relações Internacionais.

“O PS apoia de uma forma muito empenhada a adesão da Sérvia à União Europeia. Manifestei o meu reconhecimento pelo trabalho difícil e árduo feito pelo chefe de Estado da Sérvia para o equilíbrio” dos Balcãs, afirmou o líder do PS.

António José Seguro lamentou que as relações comerciais entre Portugal e a Sérvia sejam “muito reduzidas” em termos de importações e exportações e defendeu que a Sérvia “tem um relevantíssimo papel geoestratégico”.

“A adesão da Sérvia à União Europeia é muito relevante em termos de estabilização do próprio continente europeu. Portugal tem muito a ganhar com a aproximação política e comercial em relação à Sérvia antes da sua adesão à União Europeia”, afirmou Seguro.

Neste contexto, o secretário-geral do PS reforçou que a adesão da Sérvia à União Europeia “deve ser tratada [pelas instituições da UE] com prioridade e não relegada para segundo plano”.

“A recente declaração da União Europeia reconhecendo os esforços que a Sérvia tem vindo a fazer é muito positiva. É agora preciso que a União Europeia dê continuidade ao seu apoio aos esforços que um presidente pró-europeu, caso de Boris Tadic, está a empreender na Sérvia”, salientou António José Seguro.

De acordo com Seguro, no encontro com Boris Tadic, foram igualmente abordadas questões relacionadas com a cooperação bilateral entre os dois países e analisada a atual globalização no mundo.