O Partido Socialista assinala hoje o centenário de António Almeida Santos
O Partido Socialista assinala hoje o centenário de António Almeida Santos (15 fevereiro de 1926, Seia), uma das figuras maiores da sua História.
Presidente do Partido entre 1992 e 2011, e seu presidente honorário de 2011 até à data da sua morte (18 de janeiro de 2016), Almeida Santos é um nome incontornável da história da Democracia em Portugal e um nome de referência do socialismo democrático e do nosso Partido.
Brilhante advogado e anti-fascista desde sempre, destacou-se ainda antes do 25 de abril na defesa de presos políticos, em Moçambique, onde se tinha instalado.
Regressado a Portugal na sequência do 25 de abril, desempenhou variados cargos governamentais, em cinco governos provisórios e em três governos constitucionais, estes liderados por Mário Soares.
António Almeida Santos foi um dos mais notáveis parlamentares portugueses, com um dom de oratória reconhecido por camaradas e por adversários políticos, gerador de consensos e do diálogo profícuo com as diversas forças políticas. Foi ainda um exímio e rigoroso legislador, quer como parlamentar, quer como governante, responsável por alguns dos instrumentos legislativos mais marcantes das décadas que se seguiram à implantação da Democracia no nosso país.
Como político e como Presidente da Assembleia da República (entre 1995 e 2002) destacou-se pelo seu permanente sentido de Estado, que fazia dele um exemplo, que faz sentido evocar e fazer perdurar.
No dia em que cumpriria os seus 100 anos, o PS assinala esta data, reafirmando o seu compromisso com os valores democráticos e humanistas que foram sempre o campo em que se moveu António Almeida Santos, cujo legado nos comprometemos a prosseguir.
O Grupo Parlamentar do PS irá levar a cabo oportunamente uma sessão evocativa de Almeida Santos, que irá decorrer no auditório que leva o seu nome na Assembleia da República.
Lisboa, 15 fevereiro 2026